sexta-feira, 28 de agosto de 2009

MoMeNtO cRíTiCa: O q vc sabe sabe sobre a indústria de instrumentos musicais??

Por Ivanise Silva

Um mundo em que a tecnologia rege as várias tendências e mercados, direciona também a indústria e seus caminhos para a “sobrevivência”. É nesse contexto que podemos definir a atual situação de algumas indústrias brasileiras. Todos os tipos de produção sofrem com a “invasão” do mercado estrangeiro e suas atualizações. E no ramo da música não seria diferente. Neste caso, estamos tratando especificamente da indústria de instrumentos musicais, que estão situadas em sua maioria em território estrangeiro, com algumas filiais em território nacional.
Algumas soluções na área operacional e de vendas foram adotadas para que as indústrias nacionais tivessem autonomia para criar a lançar os seus produtos no mercado. Já as filiais como a Yamaha Musical, marca conhecida internacionalmente, adotou a estratégia de gerar vínculos com os próprios consumidores através de parcerias com escolas de músicas e realizações de eventos. Além disso, a empresa aposta em novos softwares e suportes ao consumidor.

Com a forma rápida com que as novas tecnologias se desenvolvem, a indústria voltada para instrumentos musicais deve estar atenta às necessidades e melhorias dos seus equipamentos. O crescimento da produção musical na Internet faz com que os aspirantes a músicos consumissem cada vez os equipamentos de gravação e instrumentos mais modernos. Cabe aos responsáveis por estes produtos os aperfeiçoarem, acompanhando a evolução tecnológica.
A aposta em espaços na web e mídias impressas como revistas especializadas também é um “feedback” que as empresas procurem para solucionar as suas crises. Atrás destes veículos de comunicação há jornalistas que começaram a se habituar com a linguagem técnica dos equipamentos, como a revista independente “Áudio Música & Tecnologia”, que divulga e comenta sobre o mundo da produção musical e a qualidade dos equipamentos.
Com tanta informação, pode-se perceber que quanto mais o consumidor final do produto, ou seja, do instrumento musical, souber sobre as suas qualidades e diferenciações, mais a indústria especializada nesta área vai poder evoluir e acompanhar o mercado.

Nenhum comentário: