quarta-feira, 2 de junho de 2010

nOs CiNeMaS: A boa é o Nacional "Olhos Azuis"

Por Ivy Silva

Não é de hoje que o cinema nacional vem crescendo em suas produções e roteiros. E não poderia ser diferente ao falarmos do recém-lançado "Olhos Azuis", que apesar de ter um protagonista americano, é genuinamente brasileiro. O ator em questão é David Rasche (conhecido pela série "Na Mira do Tira") no papel do policial preconceituoso e violento Marshall. O filme também conta com as excelentes atuações do pernambucano Irandhir Santos ("Besouro") e Cristina Lago ("Maré, Nossa História de Amor"). O longa é do diretor José Joffily, conhecido por trabalhos premiados como "Dois perdidos numa noite suja"(2003) e "Quem Matou Pixote?"(1996).

Conferimos a pré-estreia de "Olhos Azuis", no último dia 17 de Maio, numa sessão exclusiva para blogueiros cariocas, oferecida pela Coevos filmes, e com a presença do diretor para comentários pós-exibição. O longa aborda temas realistas como preconceito, intolerância e violência, além de questões como o trato do departamento de imigração americana com os seus estrangeiros. Sob um olhar crítico, são mostradas várias faces de uma mesma história e valores que são passados de formas diferentes através das gerações. Um exemplo disso está no personagem de Rasche, que é um homem que justifica a sua arrogância e falta de escrúpulos como defesa dos valores culturais do seu país.

A história começa no último dia de trabalho do policial Marshall (David Rasche) na fronteira dos Estados Unidos. Insatisfeito com a sua aposentadoria, ele acaba criando uma enorme confusão com alguns estrangeiros, principalmente com o brasileiro Nonato (Irandhir Santos) que reside nos EUA, mas passou um tempo de férias no Brasil para visitar a filha. A trama se divide em diversas situações no passado e presente, que vão se complementando, intercalando os ambientes como a sala de espera do aeroporto e lugares poucos conhecidos do sertão nordestino. Por muitas vezes, quem também rouba a cena é a atriz Cristina Lago, que vive uma garota de programa disposta a ajudar Marshall na sua busca pela redenção. Além da história bem costurada, o longa também chama a atenção através dos seus diálogos críticos e intensos, fazendo com que o espectador tenha um "choque de realidade", mostrando muitas situações que podem ser vividas por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. "Olhos Azuis" foi o grande vencedor do "II Festival Paulínia de Cinema" (2009) com seis prêmios, incluindo o de Melhor Filme.

Confira o trailer de "Olhos Azuis"




Então, vale a pena conferir!! Em cartaz nos melhores cinemas, e sua classificação é de 16 anos. Para mais informações, visite o Site Oficial do Filme: http://www.olhosazuisfilme.com.br/olhosazuis

Nenhum comentário: