segunda-feira, 10 de maio de 2010

3ª Mesa Redonda Aprendiz 7: Episódios 6 e 7

Hoje é o dia da nossa Mesa Redonda Aprendiz 7, que está na sua 3ª edição. Este espaço é para os comentários das colaboradoras do Blog, ex-participantes e leitores. O objetivo é opiniar sobre os dois últimos episódios do programa "Aprendiz - Universitário" da Record, exibidos às terças e quintas às 23 horas. Nesta semana, a colaboradora Ivy Silva vai falar sobre os episódios 6 e 7, e a também colaboradora Ana Carolina Almeida e a ex-participante Mariana Marinho vão comentar o episódio 7. Confira!


Ivy Silva (Colaboradora do Blog)

Episódio 6: A conhecida prova do "Quiz" ganhou uma nova roupagem e participações especiais. Com o auxílio do patrocinador, além de oferecer material de estudo para os participantes, houve uma grande divulgação não só desta marca mas também do evento sobre sustentabilidade. A equipe "UP" levou a melhor na prova, por discuido da própria Avant, que aparentou um certo ar de superioridade na hora das respostas. Mas o que chamou atenção mesmo foi o líder Danny Jozsef, que não conseguiu acertar uma resposta. Só que isso é perdoável porque nem todo mundo tem obrigação de saber tudo, ainda mais com a pressão de uma platéia composta por anônimos, empresários, celebridades, e até mesmo o próprio João Dória Jr. Na sala de reunião, Danny leva Rodrigo Spohr e Ramon Ronê para a segunda parte, e nenhum dos três recebe a demissão. Achei justo, pois essa era uma tarefa que não dava para dizer quem era bom ou ruim, até porque na minha opinião eles estão no mesmo nível de conhecimento. A falta grave e que foi perdoada por Dória veio do Rodrigo Spohr, que tinha prometido ser líder e na hora não quis. Eu acho que ele estava com medo da derrota, que acabou acontecendo mesmo assim.

Episódio 7: Adorei o episódio! Não há consumidores mais exigentes, espontâneos e questionadores como as crianças. Numa prova dessas, o que vale é a criatividade, domínio de conteúdo e auto-controle porque eles são sempre imprevisíveis. Percebi que as equipes ficaram um pouco perdidas na hora da execução da tarefa, mas desenvolveram bem a parte estrutural da prova. A equipe "UP" falhou na hora de organizar as turmas que iriam visitar o zoológico e na campanha que depois pertenceria ao parque. Mas o líder Rodrigo Solano mostrou bom desempenho e sobrou mesmo para Aimée Isabella. A estudante mais um vez acusou o líder da tarefa, mas desta vez não foi bem sucedida porque Rodrigo Solano soube se defender bem e mostrou que há muito tempo ela não tem um bom relacionamento com os demais da equipe. Gostei da eliminação. Acho que ela deveria ter saído na 4ª tarefa. As equipes estão melhorando, mas minhas apostas e torcidas são para o Caio, Gabriela e Rodrigo Solano. A Alessandra também é bastante competente, mas sua personalidade forte pode atrapalhar.

Ana Carolina Almeida (colaboradora do Blog)

É complicado julgar estando fora da realidade que os participantes vivenciam durante essa experiência. Mas estou perplexa com falhas notórias, de relevância na execução das atividades, e no comportamento durante as reuniões com o João Dória que é "o chefe". E o sétimo episódio apontou isso claramente: os participantes parecem que não leem o briefing fornecido para a tarefa ou não prestam atenção naquilo que deve ser executado pois me lembro bem que o Dória mencionou que a comunicação visual incluía a sinalização do zoológico, esta que ele e os conselheiros apontaram como "o diferencial" para a vitória da equipe Avant.
Infelizmente o que deveria ser um fator de peso seria o combate de criatividade pois a tarefa deu liberdade de expressão e criação. Tanto que a ousadia foi um adjetivo lembrado na sala de reunião pela equipe Up. É....a sala de reunião foi um capítulo à parte: momento 'BBB by Businessmen"...pois a "lavagem de roupa suja" rolou solta, eles também precisam avaliar sua postura profissional e não gaguejarem tanto para não passarem como a Aimée Isabela por um momento tão humilhante durante a discussão. Isso só foi resultado do que nosso convidado Rodrigo Carraresi analisou no episódio 5: "A candidata Aimée foi outra que achei (pela edição) péssima trabalhando em grupo. Parece que o grupo não consegue estar na mesma sintonia dela, e que ela é sempre no centro das brigas." E ai Rodrigo já conseguiu escolher um favorito? Eu aposto na postura que o Rodrigo Solano tomou em sua liderança: a participação coletiva, afinal equipes são para isso discutirem e agirem juntas por um resultado comum. Ele precisa apenas exercitar o pulso firme, afinal cumprir com o dead line é algo necessário à um jornalista como Solano. Fica aqui minha torcida por ele!

Mariana Marinho (ex-participante Aprendiz 6)

Fiquei muito feliz com as execuções da última tarefa da Aprendiz. Nesse episódio senti raça e determinação dos aprendizes. A Up e a Avant foram muito organizadas e conseguiram atingir os seus objetivos. Gosto muito do Rodrigo Solano e atuação dele como líder foi muito bacana! Sobre a Aimée, concordo com as colocações da Cristiana Arcangeli, sobre a sua inconsistência. Porém quando o Solano fala que ela não comandou bem as crianças, acredito que comandar 55 crianças em um zoológico realmente seja complicado. Por isso, a Equipe Avant tomou a decisão inteligente de dividir as crianças em grupo. Assim, divide-se também as responsabilidades.
Além disso, ainda gosto muito do Caio, apesar dele ter me decepcionado na tarefa da Lukscolor dando a idéia de Pisar na Marca. Aquela foi terrível... Mas tudo bem! Acontece!
Bem, vou continuar por aqui... assistindo e torcendo! O preview da próxima tarefa foi muito bom! Quero muito assistir.

Gostou? quer participar também? Mande a sua opinião para o nosso e-mail: mecontai@gmail.com !! A próxima "Mesa Redonda Aprendiz 7" será publicada no dia 17/05!! Participe!!

Nenhum comentário: