sexta-feira, 15 de julho de 2011

Começou o Anima Mundi 2011!

Fonte: Divulgação

clip_image002Os fãs de animação já podem comemorar! Começou nesta sexta-feira, 15 de Julho, a 19ª edição do Anima Mundi (Festival Internacional de animação do Brasil). O Festival que reúne filmes em competição com workshops e oficinas vai estrear a sua edição 2011 no Rio de Janeiro até o dia 24 e depois em São Paulo até o dia 31 de Julho. No Rio, os eventos e as exibições dos filmes acontecerão no Centro Cultural Banco do Brasil, Casa França Brasil e outros locais da cidade. o Anima Mundi 2011 está celebrando uma marca inédita: o recorde de 1500 animações e 17 longa-metragens inscritos.

Os diretores do festival, Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagurye Marcos Magalhães, selecionaram 421 filmes de 44 países para as mostras principais. Depois do Brasil, que comparece com 77 produções, seguem França, com 58, Reino Unido (40), Estados Unidos (31), Alemanha (18), Canadá (14) e Rússia (13). Ainda completam a lista países como Taiwan, Grécia, Lituânia, Mônaco, Letônia, Colômbia, Índia, Israel e Estônia.

Muitos convidados internacionais, no Papo Animado, no Anima Forum e nas Masterclasses: a começar pelo brasileiro Carlos Saldanha (quer mais internacional que ele hoje em dia?), passando pelo genialDavid Daniels (com uma técnica revolucionária de massinha, o strata cut ) e pelo cultuado diretor japonês de animes, Shinichiro Watanabe, autor de Cowboy Bebop e Samurai Shamploo. Tem também Ryan Woodward ensinando storyboard e animatics e Tom Cardone falando da preparação de filmes como RIO.

Os ingressos custam em média R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia), e serão vendidos nas bilheterias nos dias de exibição. Palestras e oficinas são gratuitas, dependendo da ordem de chegada.

 Confira a programação completa aqui: 

Um dos curtas do Festival é o Polonês “Paths of Hate”, de Damian Nenow. A história em quadrinhos com uma perseguição frenética e sangrenta entre dois aviões de caça, demonstra de maneira metafórica os sentimentos mais terríveis que podem existir dentro de nós.

Veja um trecho do curta “Paths of Hate:

Nenhum comentário: