segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Blog Opinião no Oscar 2011: Itália

Por Ivy Silva

Hoje iremos comentar sobre o representante da Itália “La prima cosa bella” (A primeira coisa linda), de Paolo Virzi. País este que lidera a lista de vencedores da categoria de Melhor Filme Estrangeiro com 13 estatuetas. O último conquistado foi pelo longa “A vida é bela”(1999), ano em que concorreu com o brasileiro “Central do Brasil”. Desta vez, eles resolveram apostar no humor e no la_prima_cosa_bellarelacionamento turbulento entre uma mãe liberal e super protetora com os seus filhos. Tema esse que está sendo abordado pela maioria dos concorrentes à tão sonhada vaga na indicação.  O longa “La prima cosa bella” usa e abusa dos clichês mas seu roteiro sensível e tiradas cômicas acabam envolvendo o espectador.

No Brasil, o filme foi exibido no “Festival do Rio”, e na Itália já recebeu vários prêmios e o apoio total da sua população para representar o país no Oscar. Na minha opinião, mereceria sim um lugar entre os cinco, mas ainda há muito material a se explorar antes de uma opinião definitiva. Por isso, deixo aqui os meus elogios à produção italiana e minha torcida. Mas o que muitos dizem por aí é que uma certa produção mexicana vai roubar a cena. Será? Enquanto isso, confira a sinopse de “La prima cosa bella”.

Sinopse

Em 1971, na pequena cidade de Livorno, no litoral italiano, Bruno vê a mãe Anna ser apelidada de ?Miss Mamma?, atraindo os olhares da população masculina e provocando suspeitas no marido Mario. Desde então, o fato de ter uma mãe extrovertida e atraente converte-se em motivo de embaraço para ele. Adulto, tornou-se um professor desinteressado e vive uma vida morta, tendo cortado os laços com a família e a cidade natal. Um dia, Valeria, sua irmã que mal o conhece, entra em contato para avisar que Anna está sofrendo de uma doença terminal e convencê-lo a ir ver a mãe uma última vez.

Trailer de “La Prima Cosa Bella”

Nenhum comentário: