quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Blog Opinião no Oscar 2011: Colômbia

Por Ivy Silva

Hoje o assunto é o representante colombiano “Crab Trap”(“El vuelco del cangrejo”), de Óscar Ruiz de Navia. Este filme é um projeto do jovem diretor de 27 anos que resolveu contar as suas vivências durante uma visita à região da Barra, no litoral Sul da Colômbia. O longa conta com apenas três atores profissionais e moradores da região.

Óscar Ruiz resolveu abordar algumas questões da realidade colombiana como a desigualdade social, o desemprego, o racismo e a guerrilha das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) como pano de fundo. O filme “Crab Trap” estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá), ganhou o Prêmio Especial do Júri a Melhor Ópera Prima (primeiro filme) no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana (Cuba), o E-Changer Award no Festival Internacional de Filmes de Fribourg (Suíça), o de melhor realizador na seção de Novos Diretores no Festival Internacional de Cinema de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), e levou o prêmio da Federação Internacional dos Críticos (Fipresci) no último Festival de Berlim. No Brasil, ele esteve presente no 38º Festival de Cinema de Gramado, quando recebeu dois prêmios, um deles concedido pelos críticos. O longa também foi exibido no Festival do Rio 2010.

Com bastantes prêmios assim, o filme vai chamar a atenção do júri, e quem sabe entrar na lista dos indicados. Pelo menos na mídia, só ouvimos falar bem do colombiano. é só esperar pra ver.

Sinopse

Daniel (Rodrigo Vélez) chega sozinho a La Barra, no litoral sul da Colômbia, hospedando-se na casa de ‘Cérebro’ (Arnobio Salazar). Logo busca, a todo custo, conseguir uma lancha para sair do local. No tempo em que espera por um barco, ele ganha a simpatia dos locais e aceita lutar por este povo que se recusa a ceder ao “progresso” iminente.

 

Nenhum comentário: