quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Blog Entrevista: Afinal, O Que é um Promonauta?

Por Ivy Silva
Você é ou conhece um Promonauta?São pessoas sortudas? viciadas em Internet? Ou caçadores de promoções? Na verdade, esta expressão se encaixa perfeitamente aos participantes assíduos de Concursos Culturais que estão invadindo as Redes Sociais e sites de empresas e blogues especializados. É só oferecer algum brinde que eles aparecem! Do outro lado da tela, passam horas bolando frases, respondendo perguntas, pedindo votos, enfim, tudo o que o regulamento da promoção exigir. Mas muita gente não sabe que o promonauta não ganha tudo o tempo todo. Até chegar a algum prêmio, são dezenas de participações que exigem sorte, criatividade ou ajuda dos seus amigos virtuais e reais. Às vezes enfrentam uma verdadeira maratona para chegarem ao objetivo final: ganhar. E não é só isso. Eles também buscam uma satisfação pessoal ao ver o seu nome na lista dos vencedores.
Com a quase extinção das promoções através de cartas, cupons e embalagens, a Internet se torna o principal instrumento para atrair o público, e as promoções online geralmente são rápidas e claras, o que agrada ainda mais aos seus participantes.
Mas como os promonautas participam de tantas promoções? E quem seriam eles?Como fazem para ganhar tantas coisas? Para responder essas e outras questões, convidamos 5 representantes desta nova classe virtual para nos contar sobre as suas experiências, prêmios inesquecíveis e derrubar alguns mitos que cercam as pessoas que participam das promoções na Internet. Vamos conhecê-los?

franciscoFrancisco Adaílton, Técnico de Edificações, Recife - PE: Adepto ao método antigo de promoções, Francisco teve que se adequar às novas tecnologias para se tornar um promonauta que não deixa nada a desejar. No último ano, ele ganhou viagens, produtos, entre outras coisas. Segundo Francisco, a mais inesquecível até agora foi a viagem para o país árabe QATAR, onde o Brasil  jogou contra Argentina em um amistoso. Além disso, ele e mais um acompanhante ficaram no mesmo hotel que a Seleção (Na foto, Francisco ao lado do técnico Mano Menezes). Para ganhar, ele teve que se dedicar completamente ao objetivo da promoção, que era acumular cadastros para um site específico de uma empresa de celular.
- Praticamente montei um stand na faculdade para cadastrar todo mundo de lá. Andava com o notebook para onde eu ia. _conta Francisco

CHICOFrancisco tenta deixar claro que não é fácil ser um promonauta, porque exige dedicação e cada promoção tem um objetivo que vem dos seus organizadores. E quase sempre não há como entender esse objetivo logo de cara.
O Recifense costuma organizar as suas participações em um calendário, marcando os dias dos resultados para não se perder. Mesmo com a facilidade das redes sociais, Francisco ainda aposta que as promoções de sites são as melhores, porque segundo ele, há menos perigo de clonagem de frases e idéias.




amanda2Amanda Barnabé, 32 anos, Secretária Executiva, Salvador - BA:Ela é fã das promoções que requerem criatividade, pois não gosta muito de depender de sorteios por considerá-los como uma loteria. E idéias não lhe faltam na hora de criar para os concursos que exigem coisas inusitadas. A baiana lembra de uma dessas situações engraçadas:
AMANDA- Já fiz até foto sentada no vaso sanitário, foi hilário minha irmã fazendo a foto.(risos) _conta Amanda
E em uma destas promoções, ela conseguiu ir ao camarim da banda “Chiclete com Banana” e posar ao lado do vocalista Bell Marques (foto) em um evento em Salvador. Além disso, Amanda já ganhou viagem, celular, sapatos, camisas de times oficiais, kits variados, entre outros brindes. E confessa que além de estudar o regulamento, ela sempre tenta saber se há prêmios adicionais.


raquel2Raquel Sobrosa, 21 anos, Estudante de Fonoaudiologia: A mineira que mora no Rio de Janeiro está envolvida no mundo dos Concursos Culturais há quase quatro anos. E quando surge um novo, verifica logo se o prêmio é do seu interesse ou dos seus parentes. Com a febre das redes sociais, ela começou a participar das promoções quase que diariamente. Para Raquel, algumas são questões de muita criatividade, como por exemplo, a promoção que valia as entradas para o camarote do jogo do Fluminense, em que ela teve a oportunidade de conhecer o jogador Washington (foto à direita). Mas, a estudante deixa claro que nem tudo é tão fácil como se imagina.
- As pessoas que não são promonautas têm a impressão de que ganhamos muito, mas tudo porque elas não sabem de quantas (promoções) participamos pra conseguir ganhar _ explica Raquel.
OgAAAEFLWh7Dbhq-6zXVMNgfbckwKR9YHf1ghgBaRjrLxDGYA_WxtI5fmIQXpZYTratcihHnEbTcD4Hgl_g2OCAGMtQAm1T1UOg2nMddaIs2zSkFBvbAgttX6akbEntre os prêmios valiosos, a estudante destaca uma viagem por quatro dias com tudo pago ao parque temático Beto Carrero World” (foto à esquerda), em Santa Catarina/RS. E recentemente, ela e a sua família participaram de uma verdadeira gincana cibernética para conseguir votos para frases e vídeos, e ao final ganharam um final de semana de hospedagem, oferecido por uma rede de hotéis. Para ter mais chances de ganhar, Raquel procura sempre as promoções que estimulam a criatividade.



CARLA2 Carla Queiroz, 24 anos, Auxiliar Administrativa – Fortaleza - CE: Ela gosta de participar de promoções que envolvam principalmente conhecer novos lugares e pessoas. Como foi o caso das últimas que ela ganhou, promovidas por uma operadora de telefone celular. Foi um concurso que modificou a sua rotina durante quase 3 meses, sempre com tarefas para acumular pontos:CARLINHA
- Tínhamos muitas atividades para realizar, foi trabalhosa demais! Mas valeu a pena! _conta Carla Queiroz
E valeu mesmo! Ao final da promoção, Carla viajou para a África do Sul para assistir ao 1º jogo do Brasil na Copa do Mundo, com direito a acompanhante. Além deste, muitos prêmios vieram depois por causa desse concurso. Para ela, persistir e perseverar são essenciais para quem quer ganhar alguma coisa.




TONNYAntônio Nabor, 22 anos, Administrador, Salvador – BA: Ele é um promonauta que nunca deixa de acompanhar as suas participações e que faturou cerca de R$8 mil somente com os prêmios no último ano. Mas pra isso, esse baiano tem que correr atrás dos concursos culturais e participar de no mínimo, uma promoção por dia para conseguir alguma coisa. Ele também procura construir uma boa relação com outros promonautas, porque sempre estão se ajudando em votações e indicações.
samsung-waveDas promoções que ganhou, a gincana por um celular(foto) de quase R$2 mil no Twitter tirou o sono de Antônio, literalmente. Tudo porque não havia hora programada para as perguntas, o que o obrigou diversas vezes a deixar o computador ligado dia e noite. E só ganharia ponto que respondesse primeiro. Nestes casos, ele recomenda não participar de várias promoções ao mesmo tempo:
- O ideal é focar em uma promoção, começar a competição desde os primeiros dias, para abrir vantagem e persistir, procurando seus contatos um a um e explicando a promoção, se for o caso._explica Antônio
Ele também é um dos que preferem os Concursos que instigam a criatividade. Mas, alerta que há um grande problema quando as empresas ou promotoras adotam este critério, por ser algo muito subjetivo.
O fato é que não há uma regra para reclamar se a frase escolhida foi ruim ou se o concurso foi injusto. Se conformar e partir para outra promoção faz parte desta grande brincadeira que é ser um promonauta.
E você? ficou louco para ser um PROMONAUTA também? Então, é só seguir as dicas dos nossos entrevistados e boa sorte!

10 Dicas de Como Ser um Promonauta
1 – Se cadastre em uma ou mais Redes Sociais. A recomendada é o Twitter. Se você não entende nada desta ferramenta, procure se informar com amigos ou na própria internet.
2 – Leia o regulamento e se puder, anote as datas dos resultados e regras que você possa esquecer. Analisar detalhes do regulamento é essencial.
3 – Não se cadastre em várias promoções ao mesmo tempo. Só se forem do tipo relâmpago (um dia apenas) ou de longa duração (mais de um mês).
4 – Tente organizar as promoções que participa em uma tabela ou calendário. Se não for possível, salve as páginas em seus favoritos no seu navegador, para lembrar.
5 – Seja sempre paciente. Nenhuma empresa, pessoa ou promotora gosta de participantes que ficam perguntando o tempo todo se o resultado já saiu (principalmente se a resposta para a sua pergunta estiver no regulamento).
6 – Seja sempre persistente. Perder uma promoção não quer dizer que você nunca vai ganhar. Continue tentando sempre.
7 – Procure informações sobre a empresa (blog ou perfil de rede social): se eles entregam os prêmios, como escolhem as frases ou fotos vencedoras, entre outros dados, antes de entrar na promoção/concurso.
8 – Crie uma boa rede de relacionamentos com outros promonautas e com seus amigos, para não se passar por chato na hora de pedir para te ajudarem.
9 – Procure sempre perfis, blogs ou sites menos disputados para começar a ser um promonauta. Logo você vai conseguir enfrentar competições maiores.
10 – Use e abuse da criatividade, desde as simples às mais complicadas promoções. Só treinando que se alcança o objetivo.

















3 comentários:

Daniel Cassilhas disse...

Muito bacana!!! Só faltou o meu depoimento... T.T

Nota 10!!! =)

Anônimo disse...

Ivy, parabéns pelo artigo em como ser um Promonauta, sucessos, amiga. Ganhe mais promoções e me leva junto se puder, rs, beijos. Dougie.

Unknown disse...

Amei a matéria!... Faço parte do mundo das promoções e sorteios. Tbm sou blogueira.
Muito gostoso o blog, já estou seguindo!!!