segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Blog Opinião no Oscar 2011: Suécia e Espanha

Por Ivy Silva

Nesta terça-feira, 25 de Janeiro, finalmente iremos conhecer os cinco indicados ao Oscar 2011 na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Como reservamos este espaço do Blog para comentarmos sobre os pré-indicados, não poderíamos deixar de fora os dois últimos nomes da lista dos nove finalistas, divulgada na última quarta-feira, 19 de janeiro. São os representantes da Suécia “Simple Simon”(de Andreas Ohman) e da Espanha “Tambien la lluvia” (de Iciar Bollain). Estes filmes são também dois fortíssimos candidatos que poderão entrar na briga pelo Oscar, mesmo sem terem conquistado prêmios em festivais de cinema ou destaque em premiações como o Globo do Ouro, por exemplo. Suas indicações não serão surpresas, caso aconteçam. Confira os comentários, sinopse e trailer dos finalistas.

- SUÉCIA:

Com uma boa dose de comédia, o filme sueco “I Rymden Finns Inga Känslor” (Simple Simon) foge do gênero dos outros oito classificados. O diretor Andreas Ohman resolveu apostar na história de um rapaz quem tem “Síndrome de Asperger”(um tipo de autismo com pequenas diferenças como o não atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem da pessoa) que tenta ajudar o irmão na sua vida amorosa, passando por diversas situações inusitadas e engraçadas. Mesmo que ele não entre para os indicados, já está recomendado para assistir.

SINOPSE
Quando a namorada de Sam rompe o relacionamento, ele fica absolutamente deprimido. Para animá-lo e fazer com que volte à sua vida normal, Simon decide ajudar o irmão a encontrar uma nova e perfeita namorada. Mas, vítima da Síndrome de Asperger, Simon percebe que a busca é muito mais complicada do que poderia imaginar e fica em dúvida se realmente poderá ajudar Sam.

 

 

 

- ESPANHA:

Depois de recusarem o filme dirigido pelo brasileiro Andrucha Waddington (“LOPE”) para representá-los, a Espanha escolheu “Tambien La Lluvia” (de Iciar Bollain), apostando em três coisas que provavelmente chamam a atenção da Academia: história, guerra e ator de peso (o premiado ator mexicano Gabriel García Bernal). Aliando estes elementos à ação e uma história que mistura ficção e realidade, “También la Lluvia” tem grandes chances de entrar na lista definitiva dos indicados. Confira a sinopse e o trailer deste longa.

 

SINOPSE
Costa, um cético e pragmático produtor de cinema, e Sebastián, jovem e idealista diretor, trabalham juntos em um projeto ambicioso: querem filmar a aventura de Cristóvão Colombo e a chegada dos espanhóis na América. Mas enquanto Sebastián, com algo a dizer, pretende recontar a história do mito Colombo, apresentando-o como um homem obcecado pelo ouro, caçador de escravos e repressor dos índios, a Costa importa somente rodar o filme com o modesto orçamento que dispõe, nem que para isso seja necessário filmar na Bolívia, um dos países mais baratos e com uma grande população indígena. A equipe segue então para Cochabamba, onde a privatização e venda de todo o sistema hídrico a uma multinacional provocou o descontentamento da população. As filmagens seguem com dificuldade, ao mesmo tempo em que cresce a violência na cidade. É quando explode a Guerra Boliviana da Água (ocorrida de fato em abril de 2000).

 

E não esqueçam de entrar na nossa brincadeira do BOLÃO!!

É ATÉ HOJE ÀS 23h59!!

É SÓ COLOCAR OS CINCO PALPITES LÁ E AGUARDAR ATÉ O  RESULTADO:

http://mecontai.blogspot.com/2011/01/promo-vamos-brincar-de-bolao.html

Nenhum comentário: