sábado, 22 de janeiro de 2011

Blog Opinião no Oscar 2011: Japão e Grécia

Por Ivy Silva

Hoje vamos comentar sobre  mais dois filmes que estão na corrida por uma vaga no Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Mas desta vez, eles já saíram da lista gigante dos 65 pré-candidatos para a pequena lista dos nove finalistas. O representante grego “Dogtooth”(Dente canino), de Yorgos Lanthimos, ganhou o prêmio da categoria “Um Certo Olhar” no Festival de Cannes 2009. Já o finalista japonês “Confessions”(de Tetsuya Nakashima ) não teve grandes conquistas, mas comentavam na grande mídia que ele poderia está entre os classificados.

Na minha opinião, ambos deixam um pouco a desejar, em relação aos que ficaram de fora da lista dos nove. Mas, como algumas indicações ao Oscar acabam causando surpresas, tudo pode acontecer. Mas minha aposta é que eles estejam de fora da disputa a partir de terça-feira, 25 de Janeiro, após o anúncio dos indicados. Confiram as sinopses e os trailers dos finalistas:

- Japão:

O filme “Confessions” aposta no drama e em um pequeno supense para contar a história de uma professora que quer saber o que realmente aconteceu com a sua filha falecida. Uma mistura de senso de justiça e diversas situações do mundo de um ambiente escolar. É a estreia da diretora Tetsuya Nakashima nas telonas.

SINOPSE
No último dia de aula em uma escola, a professora se despede dos alunos e diz que não mais voltará a lecionar. Ela ainda faz uma afirmação: sua filha de apenas quatro anos de idade, que supostamente morreu afogada na piscina da própria escola, na verdade foi assassinada por dois estudantes daquela classe. Antes mesmo de alguém se pronunciar, sem meias-palavras a professora anuncia que está prestes a se vingar. O que se vê é a transformação de uma pessoa calma e passiva numa mulher de sangue-frio.

 

 

- Grécia:

O ganhador da categoria “Um certo Olhar” do Festival de Cannes 2009 “Dogtooth” aposta em um história de uma família nada tradicional, que vive dentro de um mundo criado por eles. É o primeiro filme do diretor Yorgos Lanthimos, que também é roteirista e produtor.

SINOPSE
Pai, mãe e três filhos vivem nos arredores de uma cidade. A casa é isolada por uma alta cerca que os filhos nunca puderam ultrapassar. Eles são educados, entretidos, entediados e exercitados da maneira que seus pais acham correto, sem nenhuma interferência do mundo externo. Acreditam que o avião que veem passando ao longe no céu é um simples brinquedo, e zumbis são flores pequenas e amarelas. A única pessoa autorizada a entrar na casa é Christina, que trabalha como segurança no escritório do pai e visita o filho a fim de satisfazer suas necessidades sexuais. Toda a família gosta dela, em especial a filha mais velha. Um dia, Christina dá a ela uma bandana que brilha no escuro e pede uma outra coisa em troca.

Nenhum comentário: