quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Blog Opinião no Oscar 2011: Alemanha, Coréia do Sul e Costa Rica

Por Ivy Silva

Faltam 20 dias para sabermos quais filmes vão concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. E a cada novo filme que vejo, vou ficando convicta de que o Brasil estará fora da disputa. Hoje iremos falar de três filmes com diferentes temas e gêneros, mas que estão na mesma corrida pelas cinco vagas na categoria. Dos comentados neste post, assisti apenas ao alemão “Quando partimos”, e posso dizer que este ano vai ser bem disputado. Além deste, vamos aos comentários sobre os candidatos da Coréia do Sul e da Costa Rica:

- Alemanha:
O filme "When we leave" ("Quando Partimos”) da diretora Feo Aladag. além de abordar um tema comum aos pré-candidatos da categoria esse ano (relação mãe/filho), ele fala de crença, valores e relação familiar. Ele já começa com uma cena intrigante, que será revelada apenas no final. Nós, simples espectadores nos revoltamos em muitos momentos da trama, não só com a protagonista (Sibel kekilli) mas com os outros personagens. A cada acontecimento, uma surpresa e uma torcida nossa. Só começamos a atender as atitudes da moça quando nos colocamos no lugar dela, na crença dela e na sua formação. O menino (Nizam Schiller) é o personagem mais encantador e o que mais nos faz sentir pena por ele está passando por tudo aquilo. O final é surpreendente e me deixou em estado de choque (juro!) por algumas horas. Até você digerir é bem complicado. Não é à toa que este filme vem ganhando destaque na mídia e alguns prêmios, como o de melhor filme na “34ª Mostra Internacional de São Paulo”, por exemplo. Na minha opinião, ele entra na lista dos indicados.Confira a sinopse!


Sinopse

A alemã Umay foge de um casamento opressor em Istambul, levando consigo seu filho Cem. Ela espera encontrar uma vida melhor com sua família em Berlim, mas sua chegada inesperada gera um intenso conflito. A família está presa às convenções, dividida entre o amor por Umay e os valores da comunidade, e decide mandar o menino de volta ao pai em Istambul. Para ficar com o filho, Umay é forçada a se mudar novamente. Ela encontra forças para uma nova vida com Cem, mesmo com uma série de tentativas mal-sucedidas de reconciliação com a família.

- Coréia do Sul:

Pouco se acha na mídia sobre o candidato da Coréia do Sul "A Barefoot Dream"( de Kim Tae-Kyun). Sabemos que o título do filme conta a história real de um empresário coreano falido, que chega ao Timor-Leste em busca de oportunidades de negócio lucrativo. Antigo jogador profissional, antes de se dedicar a negócios desastrosos, o personagem principal redescobre o significado da vida ao usar a sua experiência como futebolista para treinar as crianças locais. As crianças que estão no filme são moradores da região. É pouco provável que ele entre na lista dos indicados.

 

- Costa Rica:

Apostando na obra do escritor  Colombiano Gabriel García Márquez, o filme “Del Amor y Otros Demonios"(Do Amor e Outros Demônios) é o representante da Costa Rica na corrida pela vaga no Oscar. Tudo começou quando Marquez descobriu uma lenda de uma menina que se apaixona por um padre e a transcreveu para as páginas do seu livro, que foi grande sucesso de vendas. Adaptado para o cinema pela diretora estreante Hilda Hidalgo, o filme traz essa história de amor polêmica e muito conhecida entre os colombianos. Pelo menos, o enredo parece bom. Agora, vamos aguardar se ele vai ter chances de chegar a ser indicado ao Oscar.

Sinopse:
uma garota de 13 anos é mordida por um cão, que é internada num convento sob suspeita de estar possuída pelo demônio. A partir daí, ela vai experimentar o despertar de sua sexualidade e acaba encontrando a paixão ao lado de um jovem padre.

 

E não esqueçam de entrar na nossa brincadeira do BOLÃO!! É SÓ COLOCAR OS CINCO PALPITES LÁ E AGUARDAR ATÉ O  RESULTADO:

 http://mecontai.blogspot.com/2011/01/promo-vamos-brincar-de-bolao.html

Nenhum comentário: