sábado, 27 de novembro de 2010

Blog Opinião no Oscar 2011: Afeganistão, África do Sul e Albânia

Fonte: Reuters

Por Ivy Silva

Hoje irei falar sobre três filmes que estão na lista da disputa pelas cinco vagas na categoria “Melhor Filme Estrangeiro”, porque ainda não tive a oportunidade de vê-los. Decidi reunir algumas informações que circulam na internet sobre estas produções. O primeiro filme a ser comentado é o representante do Afeganistão, “Black Tulip”. Em entrevista, a sua diretora Sonia Nassery Cole demonstra o desejo de que o público veja o filme mais além da violência, enxergando a riqueza da cultura e das tradições do Afeganistão. Além de diretora, Sônia é roteirista, atriz e produtora do longa. Para ela, a realização do filme já vale mais que um grande prêmio.

O filme "Black Tulip" conta a história de uma família de Cabul que, após a derrubada do governo linha-dura do Taliban, em 2001, abre um restaurante com um canto com microfone para declamações de poesia. . O filme foi rodado e teve a sua pré-estreia em Cabul, palco de combates violentos em janeiro deste ano quando homens-bomba desencadearam uma série de ataques coordenados no centro da capital, no Afeganistão.

Ficou curioso para saber um pouco mais de “Black Tulip”? eu achei esse trailer em inglês. É pouco provável que ele entre na categoria de filme estrangeiro, mas já valeu o barulhinho que vai causar.

 

O próximo da lista que vamos comentar é o sul-africano “Life, Above All” (A vida acima de tudo), de Oliver Scmitz. Exibido recentemente no “Festival do Rio”, o longa só tem gerado boas críticas e apostas de que vai entrar na lista dos indicados. O tema principal é a epidemia do vírus HIV na África, tocando na ferida que muitos não querem discutir, ainda mais no cinema. Para os críticos, o longa mostra como os africanos ainda demonstram preconceito, o não acesso à informação e até mesmo o tratamento.

O filme “Life, Above All” conta a história da menina Chanda (Khomotso Manyaka), que acaba de perder a irmã recém-nascida por causa da AIDS. A sua mãe fica cada vez mais debilitada, e volta para sua cidade natal. Começa aí uma jornada da menina em busca da mãe. O longa foi baseado no romance “Chanda`s Secrets”, de Allan Straton. O longa participou da Mostra “Um Certo Olhar” no Festival de Cannes 2010. Agora é aguardar para ver o representante sul-africano entrar no grupo dos indicados. Esta é a minha torcida!

Confira o trailer de “Life, Above All”

Bem mais discreto e quase não comentado é o o representante da Albânia, “East, West, East: The Final Sprint” de Gjergj Xhuvani. imageCom um gênero comédia dramática, o filme conta a história de uma equipe amadora albanesa de ciclismo, por ordem das autoridades governamentais, sai em direção à França a fim de participar de um importante torneio. Mas o mais longe que os atletas conseguem chegar é até Trieste, na Itália, quando pela TV ficam sabendo que seu país iniciou uma revolução e eles são obrigados a voltar para casa enquanto a Albânia ainda existe.

As poucas críticas sobre o longa não são favoráveis à sua presença na lista dos indicados. Por aqui ainda não tivemos notícias, além do seu nome na lista dos concorrentes às tão sonhadas cinco vagas do Oscar. Na minha opinião, se não há burburinho, não há chances.

Você assistiu a alguns desses filmes e quer comentar?

mande um e-mail ou comente aqui mesmo!! Participe!!

Nenhum comentário: