terça-feira, 23 de novembro de 2010

Blog Opinião no Oscar 2011: Brasil

Por Ivy Silva

lula_o_filho_do_brasil_xlgHoje estamos estreando a coluna “Blog Opinião no Oscar 2011”, onde iremos apostar, opinar, e debater sobre os filmes que agradaram ou não aos leigos e aos cinéfilos de plantão neste ano. Não poderíamos começar com outro filme que não fosse o nosso representante: “Lula, o filho do Brasil”(foto), de Fábio Barreto. Apesar da boa safra nacional, ficou evidente a influência política na escolha do filme sobre a vida do presidente. Como Lula está com um bom prestígio internacional, o MinC (Ministério da Cultura) quis voltar os olhos do mundo para a história da sua vida com pretensão de agradar à Academia.

A minha opinião é que há muitas falhas no longa que possam prejudica-lo a chegar ao seleto grupo dos indicados. Primeiro, para você assistir vai precisar está disposto a não julgar a figura do personagem, gostando ou não do presidente. E depois, tentar enxergar elementos que possam nos levar ao tão sonhado 1º Oscar brasileiro. Na minha leiga percepção, nos daríamos melhor se a indicação fosse de atriz, porque Glória Pires sempre dá um show. Mas pensando por outro lado, como Glória iria desbancar nomes como Juliane Moore e Diane Lane (possíveis indicadas na categoria)?Difícil mesmo. Voltando à vaga de filme estrangeiro, acho pouco provável que “Lula...” entre na indicação. Mas como nada é impossível, pode ser que aconteça.

O filme têm boas atuações, mas peca com roteiro fraco, atropelamentos na história e um final que não tem cara de final, apenas a história parou de ser contada ali. Claro que percebemos que a intenção do filme é mostrar a vida do Lula pela percepção da mãe, mas em muitos momentos, ela dá lugar para os discursos e ideais sindicalistas do futuro presidente. Só nos resta aguardar e torcer pela indicação, mesmo sabendo que tem muita obra boa atrás da mesma vaga.

Você já viu “Lula, o filho do Brasil” e também quer comentar? Deixe a sua opinião!!

Nenhum comentário: