domingo, 28 de novembro de 2010

RJ: Eventos celebram 100 anos de Noel Rosa

Fonte: Divulgação

A celebração do centenário de Noel Rosa, um dos maiores compositores da música popular brasileira. Conhecido como o “poeta da Vila”, Noel faria 100 anos no próximo 11 de dezembro, e para comemorar, vários eventos serão realizados em Casas de Culturas, Livrarias, entre outros. Apesar de ter falecido aos 27 anos, o músico deixou um legado formado por mais de 300 canções, além de uma contribuição fundamental para a legitimação do samba como gênero representativo do País.

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) realizam em seu auditório o seminário Noel Rosa: um carioca de 1910,esta segunda-feira, dia 29 de novembro, das 10h15 às 18 horas. O objetivo do evento é promover um debate entre pensadores da cultura brasileira que abordarão vários aspectos de sua obra; sua infância numa época marcada pelo conservadorismo; suas parcerias; o auge de sua carreira entre outros assuntos.

Na mesa que compõe o evento estarão nomes como do escritor e pesquisador Nei Lopes; do historiador e jornalista Sérgio Cabral; dos biógrafos João Máximo e Carlos Didier; do escritor Carlos Sandroni, do professor Antônio Martins de Araújo e do pesquisador Omar Jubran. Ao final da programação, a partir das 18 horas, Cristina Buarque e Henrique Cazes interpretarão músicas de Noel Rosa, como "Com que Roupa", "Jura" e "Feitiço da Vila", além de algumas originárias da famosa polêmica entre o compositor e Wilson Batista. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail seminario@mis.rj.gov.br ou através do telefones (21) 2389-4631 e (21) 2389-4631. As vagas são limitadas e aqueles que preencheram a ficha de inscrição receberão um certificado de participação no encerramento do evento. A Fundação Casa de Rui Barbosa fica na Rua São Clemente, 134, Botafogo.

:: Programação
10h15 – Abertura

10h30 às 12h30 – Mesa I: Um jeito carioca de ser

Os trilhos do samba – Nei Lopes

Noel, sambista de raiz – Carlos Didier

Língua e estilo de Noel Rosa – Antônio Martins de Araújo

Coordenação: Ana de Hollanda

14h30 às 15h30 – Mesa II: O legado de Noel

Gêneros musicais cariocas – Sérgio Cabral

Discografia de ouro – Omar Jubran

Coordenação: Rachel Valença

15h45 às 17h45 – Mesa III: Noel em pauta

Noel e Vila Isabel – João Máximo

Aspectos musicais da obra de Noel Rosa – Carlos Sandroni

Coordenação: Rosa Maria Araujo

18h – Sem Tostão, show de Cristina Buarque e Henrique Cazes

Também nesta segunda-feira, haverá um debate entre os escritores João Máximo e Ruy Castro. A entrada gratuita e as vagas são limitadas. O evento vai virar programa de rádio e vai ao ar no sábado, 4 de dezembro, na rádio CBN. A gravação acontece na Av. Afrânio de Melo Franco 290 , 2º piso – Leblon. A partir das 20 horas.

Nenhum comentário: