sexta-feira, 26 de junho de 2009

“Twitter” vira fonte de informação

Por Ivy Silva

Na última década, as ferramentas da internet estão cada vez mais constantes na rotina das pessoas. Depois da febre dos Blogs, do Orkut, MSN e Facebook, agora é a vez do Twitter, uma mistura de microblog com comunidade virtual e mensagens instantâneas.

O Twitter virou febre não só entre os usuários comuns da internet, mas como mais uma ferramenta para portais de notícias e artistas que gostam de divulgar suas opiniões e compromissos instantaneamente. Os principais jornais online já estão “twitando” suas manchetes e buscando nos seus seguidores fontes de notícias.

O twitter mais visitado no momento e que vem gerando algumas notas nos jornais da web é do apresentador Luciano Huck. Sempre atualizado e com mais de 40 mil seguidores, Huck sempre comenta em seu microblog sobre fatos que acontecem na imprensa, novidades do seu programa e assuntos pessoais.

Alguns acontecimentos recentes na vida do apresentador foram destaques das páginas da internet com base nos seus posts do twitter, como o assalto à sua suposta casa na serra, a “morte” do seu blackberry com contatos dos amigos, o nome trocado do programa CQC e a resposta de Danilo Gentili.

Mas é preciso tomar cuidado com essa rápida fonte de informação, pois no twitter também circulam os fakes (pessoas que se passam por outras) tão famosos em comunidades virtuais. O caso mais recente foi do ator Wagner Moura, que assumiu em entrevista a um programa de TV à cabo que não tem twitter, mas o seu fake insiste em afirmar que é ele.

Para os fãs, essa ferramenta é um ótimo canal de informação sobre os seus ídolos, e para a imprensa, mais uma ferramenta que também precisa ser checada como qualquer outra fonte.

Quer também ser um “Twitteiro”, clique aqui

Meu twitter: http://twitter.com/Ivy_Rj

Nenhum comentário: